Realizou-se no passado dia 15 de Julho mais um momento de significativa importância para todos os profissionais envolvidos na educação e formação de adultos do nosso centro. Foi o culminar de um percurso de reconhecimento e validação de competências adquiridas ao longo da vida, nos mais variados contextos, que durou entre sete e oito meses. Foi uma jornada de emoções fortes, nomeadamente para os formandos - Angélica Carneiro, Jesuíno Afonso, Martinho Gomes, José Custódio, Ana Milhão, Paulo Coelho, Sandra Martins, Margarida Araújo e Ilda Costa - que de forma tão assertiva e comovente “encheram” a sala com a sua presença afoita e voz segura, dando a conhecer aos presentes o seu percurso pessoal, social, escolar e profissional e disponibilizando-se para um (animado) debate sobre as competências adquiridas ao longo da vida e projectos futuros.
Parte essencial do processo, na sua fase final, foi o Avaliador Externo Dr. João Guerreiro, de Viana do Castelo, elemento que acrescentou dignidade e sapiência a toda a sessão. De facto, a dinâmica criada na sessão, inerente ao entendimento do Dr. João Guerreiro acerca do que deve ser este momento de certificação - uma oportunidade de aprendizagem -, contribuiu para esta inolvidável experiência para tantos de nós. Acrescente-se ainda a sua forma simples mas interrogativa de interagir com os adultos e o centrar no essencial em detrimento do acessório e perceba-se o agrado com que encaramos esta nova colaboração.
Mas as emoções fortes de que falo acima não se resumiram aos directamente interessados na sessão de júri - os adultos participantes neste processo de RVCC -, antes se estendendo à numerosa assistência que se dignou testemunhar este importante passo na vida destas pessoas. De facto, foi com grande orgulho que contamos com a presença da Dra. Olívia Santos Silva, responsável da Direcção Regional de Educação do Norte pela Educação de Adultos, bem como da Dra. Carminda Teixeira, da mesma equipa. Outros convidados assistiram à sessão, para satisfação de toda a equipa do Cno.EsMax, como os nossos parceiros da TecMinho. No final, a Dra. Olívia Santos Silva usou da palavra para, de forma tão cativante quanto emocionada, enaltecer o trabalho dos adultos e da equipa que os acompanhou, incentivando todos a prosseguir o bom trabalho desenvolvido.
E é precisamente isso que faremos: continuar a trabalhar para ajudar a elevar os níveis de qualificação da população do território em que nos inserimos; potenciar o alargamento dos horizontes de quem nos procura; promover a sua integração, empregabilidade e continuação de estudos; desbravar caminhos; alargar estreitezas.
Parabéns sentidos de toda a equipa a todos os envolvidos, do coordenador do centro Dr. Carlos Fontes aos formadores, adultos, técnicos, avaliador e assistência. Parabéns!